VESPERTINO ANDANTE MA NON TROPPO 

Não que alguém me pergunte isso algum dia, mas se perguntassem o que uma pessoa precisa ter realmente para fazer alguma coisa nessa vida que tenha qualidade, eu diria sem hesitar: confiança.

Muitas são as, ahn, virtudes necessárias, ao longo do caminho, para conseguirmos cumprir competentemente algo a que nos propusemos. Disciplina, determinação e sabedoria elevam a chance para que consigamos. Mas por que alguma uma dessas não foram minhas respostas?

Comecemos: a disciplina é uma virtude sutil aos olhos viciados do cotidiano. Ela desenha nossos movimentos das ações detalhistas às grandiosas, fazendo com que não percamos o caminho dentro dele próprio. Mas a disciplina não motiva, não alimenta. Ela só nos mantêm, não nos empurra.

Mas então há a determinação, a motivação em forma de virtude. A questão com a determinação é a sua dosagem: caso você queria somente entortar algo, pode colocar tanta força que acaba por quebrá-lo. Sua vontade era tanta que acabou por ultrapassar seu objetivo, perdendo a precisão, a qualidade. Então, é necessário que ela venha acompanhada com a sabedoria.

É difícil, porém, entender o que significa sabedoria. Ponderação, entendimento maior do redor, paciência para o acelerador ou pressa para o acelerador. Sabedoria é, as vezes, negação da própria sabedoria, por simplesmente tender a ficar maior por cada experiência que temos. Ela nos soma, multiplica, diminui quando necessário: nos equilibra perantes nós, os outros e o mundo. Não é intríseca ao caminho, nem impermanente à atitude (mesmo sendo diretamente relacionada). Mas ela é consequência, é necessário experimentar para realmente obtê-la, é necessário percorrer o caminho para que você consiga desfrutá-la.

Enfim, a confiança. A confiança, ao meu ver, é a soma destas três, e de outras. Ela é plena em todo caminho, início ao fim. Fraquezas, dificuldades e faltas caem perante a confiança. E não se trata de querer ser invencível, trata-se de saber chorar quando precisa e mesmo assim se levantar. Não se trata de querer ser o melhor, trata-se de querer fazer as coisas bem feitas e saber que pode!

Disciplina, determinação e sabedoria fazem o homem maior, mas a confiança é algo que ele pode realmente acreditar, porque ela é do seu tamanho.

 

<< Home

Soy yo

  • Francismar Lemos
  • São Joaquim da Barra, SP, Brazil
  • Email me

Roleta Russa


LastFm

Lendo

Blogs

Links

del.icio.us